Black Friday: cuidados e direitos do consumidor



Está chegando mais uma edição da Black Friday, data da liquidação dos Estados Unidos que está se tornando tradicional também no Brasil.


No dia 29 de novembro acontecerá a Black Friday deste ano, data que atrai muitos consumidores pelos ótimos descontos proporcionados pelo comércio. Porém, mesmo esta data sendo uma boa oportunidade de comprar produtos ou adquirir serviços, o consumidor deve ficar muito atento para não ter seus direitos violados, o que pode causar sanção administrativa ou judicial para o estabelecimento envolvido.

Então, para garantir seus direitos e evitar transtornos, o consumidor deve prestar muita atenção na principal queixa da Black Friday no Brasil, que é a “maquiagem de preços”, ou seja, quando o comércio aumenta o valor do produto dias antes do evento e, depois, retorna ao preço antigo para dizer que está oferendo desconto no produto.

Outro fator a analisar é toda a informação oferecida previamente em promoções de produtos com defeito, o que não é ilegal, desde que sejam apresentados todos os detalhes do item e do problema. O consumidor também tem o direito de arrependimento, podendo trocar ou devolver o item em até sete dias da compra ou do recebimento do produto ou serviço.



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