Como reclamar dos serviços de trem e metrô



Todo passageiro é um consumidor, assim como quem utiliza os trens e metrôs, e, por isso, eles têm seus direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana.


Várias cidades do Brasil possuem sistemas de metrôs e trens, portanto, se você identificar algum problema na operação destes sistemas, faça como informado abaixo:

Se você verificou algum problema nos trens ou metrôs como, por exemplo, vagão sujo ou em más condições e problemas técnicos, você tem o direito de reclamar como consumidor. Para isso, no que verificar um problema, anote todos os detalhes, inclusive a placa do trem e o nome da estação, se for o caso.

Depois, entre em contato com a empresa responsável pelo transporte no seu estado ou com a Secretaria Estadual; registre sua reclamação no Serviço de Atendimento ao Cliente, anote o protocolo informado e solicite um prazo para a resolução do problema. Você também poderá procurar a Ouvidoria, encaminhar a reclamação para o Procon, denunciar ao Ministério Público e à Defensoria Pública ou, também, ao Juizado Especial Cível, que é um órgão da Justiça desenvolvido para abrir processos menos complexos.



O site NovaConsulta.com.br traz uma série de serviços para o cidadão, de modo a agilizar consultas e integrar melhor a sociedade com o Poder Judiciário.

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