Consumidores devem ficar atentos às compras para o Carnaval



Geralmente, os consumidores brasileiros acabam comprando vários produtos para utilizar no Carnaval, como, por exemplo, fantasias, alimentos, bebidas, preservativos e cadeiras plásticas, porém, é muito importante que todos estejam atentos com suas compras.


O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou algumas recomendações para as compras que os consumidores farão para o Carnaval, leia abaixo algumas delas:

Quando for comprar fantasias, verifique a etiqueta da peça, a qual deve ter o mínimo de cinco informações, para garantir que a roupa não é falsificada. Estas informações são: o nome ou razão social do produtor, CPF ou CNPJ, país de origem e os dados da composição do tecido.

Quanto aos adereços, como máscaras, óculos e tiaras, por exemplo, estes devem conter a certificação do produto, além da faixa etária indicada escrita na embalagem. Já se o consumidor comprar uma cadeira plástica, ele deve verificar se o produto contem a identificação do fabricante, data de fabricação, tempo de vida útil, peso máximo que suporta, classe e se é de uso interno ou externo.

Enquanto os preservativos são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, sendo o Inmetro o responsável pelas regras do programa de certificação. Portanto, estes itens devem ser adquiridos sempre no mercado formal, em pacotes ou caixas, as quais devem ter a marca do Inmetro e do organismo de certificação, além da validade e instruções de uso.



O site NovaConsulta.com.br traz uma série de serviços para o cidadão, de modo a agilizar consultas e integrar melhor a sociedade com o Poder Judiciário.

Você poderá consultar seus processos, além de poder contar com a nossos serviços de Assessoria Jurídica.

Precisa de nosso auxílio? Fale Conosco.