Direitos de donos de animais de estimação



São muitas as pessoas que possuem animais de estimação no Brasil, por isso, é importante que todos saibam os direitos que estas pessoas têm, então, veja abaixo alguns deles:


Alguns direitos que os donos de pets têm no veterinário são: o animal não pode passar por atendimento clínico ou cirúrgico se estiver desacordado; o prontuário médico-veterinário, exames e atestados podem ser exigidos; o tutor pode não autorizar a eutanásia no seu animal; e se você levar seu pet em uma clínica desconhecida, os veterinários não podem mudar a prescrição ou tratamento do médico de sua confiança.

Nos casos de separação dos donos do pet, a guarda pode ser unilateral, compartilhada ou alternada; e quanto aos gastos com o animal, isso deve ser resolvido durante o processo ou acordado em uma mediação. Nos condomínios, o dono do pet deve respeitar as regras dos espaços comuns do prédio, porém, se mesmo assim, algum vizinho insistir em reclamar, o tutor poderá entrar no Poder Judiciário, solicitando uma liminar para a permanência do seu animal. Quanto aos maus tratos, qualquer pessoa pode denunciar algum caso em uma Delegacia de Polícia.



O site NovaConsulta.com.br traz uma série de serviços para o cidadão, de modo a agilizar consultas e integrar melhor a sociedade com o Poder Judiciário.

Você poderá consultar seus processos, além de poder contar com a nossos serviços de Assessoria Jurídica.

Precisa de nosso auxílio? Fale Conosco.