Em meio a pandemia do novo coronavírus, quem possui plano de saúde tem uma boa notícia: a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) e a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), com o apoio da Anab (Associação Nacional das Administradoras de Benefício), fizeram a recomendação de suspender, por noventa dias, a aplicação do reajuste anual das mensalidades dos planos de saúde individuais, coletivos por adesão e de pequenas e médias empresas com até 29 vidas cobertas pelo serviço.
A medida foi tomada em caráter voluntário, terá validade do dia 1 de maio até o dia 31 de junho de 2020 e inclui os reajustes anuais e, também, os ajustes feitos pela mudança de faixas etárias. Cada operadora deverá informar seus clientes sobre esta suspensão, além da forma da recomposição destes valores.
De acordo com informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), atualmente, 47 milhões de brasileiros possuem planos de saúde, sendo 31 milhões oferecidos por empresas, no plano coletivo empresarial.